quarta-feira, 21 de julho de 2010

É complexa. É completa. É a vida (e é bonita).

Fui ver a peça “Doidas e Santas”, da Martha Medeiros, nesse fim de semana, e, entre várias coisas legais que eu ouvi, uma chamou atenção: “Você deve se interessar tanto pela conversa do cafézinho quanto por uma palestra. No cinema, deve se interessar tanto pelo filme quanto pelas mãos atadas durante ele.”

Essa é a verdadeira essência da vida. Se interessar pelas coisas simples que ela proporciona: o nascer do sol visto da janela de casa, o beijo na testa dado por alguém que a gente gosta, o cheiro de café fresquinho logo de manhã, os banhos de chuva que a gente toma sem nem esperar, os sorrisos que recebemos, a lambida do nosso cachorro toda vez que a gente chega em casa.

O segredo é saber valorizar cada pequeno momento e fazer dele um momento enorme pra gente! Minha mãe vive me dizendo que tem coisas que a gente não precisa tirar foto, a gente guarda na cabeça. Como não se interessar pela imagem da lua batendo no mar que a gente vê quando passa de carro, a noite, em frente a praia? Pelo por-do-sol que deixa o céu inteiro alaranjado? Não existe nada mais mágico do que as coisas simples da vida! Nessas horas, a gente não deve lamentar a máquina fotográfica que a gente não tem em mãos, a gente tem que sorrir pelo que tivemos a oportunidade de ver.

A vida não é feita de recordações e memórias – apesar de elas serem ótimas também -, a vida é feita do aqui. Do agora. De tudo que é simples, de tudo que a gente tem a oportunidade de vivenciar – e que, muitas vezes, nem dá tanto valor – dia após dia.

Aproveitemos o pôr-do-sol.
A lua sorrindo pra gente.
O mar de ressaca com suas ondas que parecem filme.
A vida.
Toda.
Por si só.
Na sua simplicidade,
que é complexa,
que é completa,
até demais.:)

4 comentários:

  1. não poderia concordar mais sobre " aqui e agora"!
    texto lindo, até pus um pedaço no face ( com créditos é claro)

    ResponderExcluir
  2. Concordo.
    É sempre bom pensar a longo prazo, mas não deixar de aproveitar as coisas conforme elas acontecem. Senão a gente corre o risco "viver" pensando no futuro, e o presente se torna uma interminável espera.

    Bom texto, beijo.

    ResponderExcluir
  3. Vou ser sua empresária!!!hahhaha
    Lindo! Beijos Carol

    ResponderExcluir
  4. É verdadeiro Karina qdo falou que não devemos lamentar de não ter a maquina fotografica em mãos,e aproveitar o momento "aquele" momento único de nossas vidas!
    Como cabe tanta sabedoria em suas escrituras, fico feliz por te seguir, pois busco ou bebo um pouco de sua sabedoria para compor o meu blog, "Para tudo na vida há uma solução!"
    Muito obrigado por existir e fazer parte da minha vida e me agregar em termos de valores!

    ResponderExcluir