quarta-feira, 27 de abril de 2011

Testemunha viva.

Há não muitos anos era eu. Eu que embarcava hoje pra uma das experiências que todo ser humano deve ter pelo menos uma vez na vida.
Há apenas três anos –e passaram tão rápido- eu entrava naquele avião, com toda a minha série
E a nossa intenção principal era a bagunça!
Há três anos, ao chegarmos na Polônia, deixamos a bagunça de lado e vimos, com nossos próprios olhos,
as atrocidades que o ser humano é capaz de cometer.
E amadurecemos. Juntos. No sofrimento e na dor.
Há três anos tivemos nossa consciência judaica solidificada – ainda mais -.
e nos tornamos testemunhas vivas do Holocausto.
Vimos com nossos próprios olhos. Ninguém precisou contar.
Não precisamos de histórias pra entender,
Estávamos em frente a câmaras de gás, crematórios... nos quais pessoas morriam
por nada!
Eram assassinadas por sua fé.
Há três anos, também, entendemos que Israel, um país tão pequeno,
Mas tão pequeno que seu nome chega a não caber dentro de sua fronteira no mapa,
É maior que muitos países gigantes. E é capaz de abrigar, com amor, qualquer pessoa.
Há três anos vimos o amor vencer o ódio. Apesar de sair machucado.
Desejo que quem viaja hoje saiba aproveitar a Marcha da Vida como eu soube,
E que não deixe essa história morrer jamais. Essa é a nossa história!
Am Israel Chai!

3 comentários:

  1. Adorei amiga! Essa viagem, com certeza mudou as nossas vidas, essa experiencia foi incrivel e importantissima.
    Foi muito bom poder compartilhar isso com voce.
    AM ISRAEL CHAI!
    Bárbara

    ResponderExcluir
  2. Não consigo deixar de comentar. Sabe de uma coisa? Eu me rendo, é impossível desapegar com essa enorme sensibilidade que você tem.
    Esse jeito de dizer tanto com tão poucas palavras. Eu morro de orgulho de você, do seu lindo e enorme coração.
    Mamãe

    ResponderExcluir
  3. Nossa Karina, parabéns, você é mesmo muito expressiva nas palavras.
    Pude sentir, toda a sua angústia ao presenciar fatos históricos vergonhosos praticados por seres humanos, contra a sua própria espécie.
    HOje em são paulo,neste exato momento, que estou escrevendo este coment, está chovendo e muito frio, mas nada se compara ao que senti ao ler as tuas experiencias vividas nesta sua viagem.
    Parabéns, a arte de expressar sentimentos, através das palavras é um previlegio para poucos!
    Saiba que voce eternizou, as vergonhas que o homem é capaz de cometer,em palavras, e com isto deixou um grande legado para todos nós , seres da blogsfera.
    Beijos e abraços fraterno, daquele que te segue e absorve toda a sua beleza e encanto, saiba que ao teu lado sempre caminharei, tentando acompanhar seus passos de gigante, na minha eterna condição de um aprendiz!
    NAMASTÊ!

    ResponderExcluir